terça-feira, 6 de setembro de 2011

"Wanna dance?"

Há poucos filmes com cenas que realmente me tocam a alma. Curiosamente, se tiver de falar deste "Great Expectations", nem no meu top 30 de favoritos constará, garanto.
No entanto, a cena do beijo à chuva transporta-me mais além.

Começa com a determinação nervosa dele (se parece contraditório, não o é, juro), a entrada dele no restaurante ainda, acredito, hesitante sobre o que vai dizer, não obstante a postura firme.
"Queres dançar?". Ela está de costas e devem ser as costas mais deslumbrantes da história do cinema. Totalmente desnudas, num dos vestidos mais sensuais que já vi. Diz que sim.
Levantam-se e dançam ali, no meio do restaurante, tão povoado quanto distante. Afinal, não, não estaria ali mais ninguém. Os olhos deles firmaram-se de tal maneira um no outro, que ninguém entrava nesse mundo.
Dançam e ele toca-lhe no fundo das costas. Até me arrepio com aquele toque.
Saem, agora sim, ambos determinados.
Chove lá fora. Beijam-se intensamente. Foi o primeiro beijo intenso que deram, apesar de terem sido o primeiro beijo um do outro em crianças. Agora já não são crianças. Agora há medos, 'bagagem', expectativas, desilusões. Fazem amor pela primeira vez. Ela diz-lhe, ao final da noite, perante ele e a lua: "Adoro o modo como danças".

Eu sei a lamechice que tal pode soar, mas juro que não é. Com dois actores de topo (até aprecio mais o Ethan do que a Gwyneth, mas ela está de uma sensualidade irreprensível) a protagonizarem uma das cenas que me rouba o fôlego. Claro que para qualquer filme tocar tanto tem de ter uma banda sonora perfeita, o que é o caso.

Vi este filme ainda era muito pequena. Não gostei. Revi há dias. E esta cena (fica aqui o link da cena propriamente dita, infelizmente apenas encontro em dobrada em italiano) é, provavelmente, das mais bela que vi do cinema contemporâneo.

«Isn't that what you wanted? Aren't we happy now? Don't you understand that everything I do, I do it for you? Anything that might be special in me, is you.»

N.B. Filme baseado no livro de Charles Dickens com o mesmo nome; remake de um filme de 1946 com o mesmo título.

E ocorre-me este pensamento, simplesmente porque sou uma romântica da vida, às vezes aparente pseudo-intelectual no que diz respeito a cinema, mas que no fundo aprecia bem uma doce lamechice:
Sei que me pedias para dançar também. Sei que adoro o modo como danças.

5 comentários:

  1. Adoro o filme. Não é a minha cena favorita...a minha cena favorita é aquela que tenho publicada no meu blog,mas é sem dúvida um grande filme. Adoro o Ethan Hawke e tb aprecio deveras a Gwyneth.
    .
    "She'll only break your heart, it's a fact. And even though I warn you, even though I guarantee you that the girl will only hurt you terribly, you'll still pursue her. Ain't love grand? "
    .
    Genial.


    Ass. Ricardo Costa

    ResponderEliminar
  2. Não entram os meus comentários?

    Ass. Ricardo Costa

    ResponderEliminar
  3. Desculpa! Estive uns dias longe do blog e do email e não havia reparado nos teus comentários! E, consequentemente, não os havia aceite! Folgo voltar a ver-te pelo mundo 'blogiano' :D

    Eu sabia que eras um potencial comentador deste post em particular, uma vez que pelo teu blog vi bem o quão aprecias este filme! ;)

    Também adoro a cena que tu descreveste! Eu agora gosto muito do filme em geral :) Mas esta cena, esta cena é mesmo 'daquelas'! :D

    Besito *

    ResponderEliminar
  4. E já agora,eu conheço a senhora velhinha do filme. Ela é dona do restaurante à beira do escritório. Ask Joana Oliveira...Ela sabe. Sempre que lá vou tenho vontade de lhe pegar na mão e colocá-la sobre o meu peito e dizer-lhe
    -Do you know what this is...?It's my heart...and its broken..."
    ;)

    Ass. Ricardo Costa

    ResponderEliminar
  5. Conheces? Uma igual a ela? É que aquela grande, grande actriz já faleceu, com muita pena minha... :/
    Mas se sabes onde está ela "reencarnada" tu diz-me! Quero ir lá, que ela coloque a mão no peito e diga "you're tense... and who's the one to blame? Advocate Order" :D (ahah isto de trduzir a "Ordem dos Advogados" trouxe-me alguma dor de cabeça, soa mal. Ah mas também não soa muito melhor em Português :P)

    ResponderEliminar

Pulsa!